Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2016

ATLETAS DIANTE DA EVOLUCÃO DO FUTEBOL

Agora me deparo, com um tema que entendo ser delicado, em face de ter que falar sobre os artistas do futebol! O ATLETA! Sim atleta pois se não acompanharem à evolução, não passarão de promessas, como já nos deparamos com inúmeros “pelés”!

Nos dias atuais, aos jogadores não bastam jogarem! Tem que serem profissionais! Pois de um modo geral muitos vem da base da pirâmide social! E com isto carregam problemas e sequelas de suas formações.  Claro aqui estou me referindo aos nossos. Já que em outros países mais avançados as realidades são outras!

Quando chegam aos Clubes são jogadores, e nas camas de base que se forjam os atletas, lhes dando os fundamentos, a preparação física, que é fundamental, diante a intensidade que se desenvolvem os jogos. Fato este que é chancelado e enfatizado pelo professor Pedro Melo através de suas matérias no site da Web Rádio Conversa de Boleiro. Os atletas também deverão terem à leitura das partidas que disputam (compreensão tática), até para poderem entenderem as determinações do técnico. Como também contribuírem com o professor, para que seus times venham a vencerem os jogos. Outro fato fundamental, é de os atletas tem que se qualificarem intelectualmente. E com isto saberão corrigirem os problemas lá de suas formações sociais, como também executarem sua profissão. E quando deixarem de serem jogadores, pois esta profissão de certa forma é curta, fazerem a transição com outra alternativa para seguirem suas vidas, e não ficaram no ostracismo, como ocorrem com muitos atletas que não se preparam.

Ai vemos que as camadas de base não formam somente atletas, como também cidadãos! E assim sendo, deverão os Clubes investirem massivamente na modernização e o fundamental à profissionalização. E não contratarem jogadores com qualidades duvidosas a “peso de ouro”, e que em nada contribuem, muito pelo contrário  prejudicam a ascensão de futuros astros!

No meu entender o emblema da evolução dos atletas, encontra-se nos “guarda valas, arqueiros, guarda metas, os goleiros”, hoje não jogam mais somente com as mãos! Posição que outrora, era somente agarrarem as “pelotas“ que iam em direção aos gols! Hoje é determinante, que também saibam jogarem com os pés! Exemplo é o Manuel Neuer goleiro da Alemanha.

Por: Herculano Spadaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário